domingo, 28 de fevereiro de 2010

FAZENDA LARGA RECEBE CRÉDITO MORADIA

Nesta sexta feira, dia 26/02/2010, os agricultores do Assentamemto Fazenda Larga assinaram os contratos para terem acesso ao Crédito Moradia, que é disponibilizado pelo INCRA, para a construção das casas no assentamento. Inicialmente 46 famílias receberão um crédito no valor de R$15.ooo,oo cada para a construção de sua casa, para que possa viver com dignidade. O Assentamento foi reconhecido pelo INCRA em dezembro de 2006 e passou a contar com o apoio deste órgão que foi de extrema importância no desenvolvimento da comunidade.A cerimônia da assinatura dos contratos contou com a presença de diversas autoridades e foi encerrado com um almoço oferecido pela comunidade.










sábado, 20 de fevereiro de 2010

ECODATA MINISTRA CURSO DE AGROEXTRATIVISMO NA FAZENDA LARGA

O Assentamento da Fazenda Larga foi contemplado com um trenamento sobre agroextrativismo do cerrado realizado pela ECODATA. O treinamento, que é dividido em quatro módulos de uma semana, trata, entre outros temas, da importância do cerrado e do aproveitamento de frutos do cerrado. No dia 12/02/2010 foi encerrado o terceiro módulo do curso. O encerramento contou com a Presença do Presidente da ECODATA, Donizete José Tokarski, do Secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Ezequiel Sousa do Nascimento, do Secretário de Estado de Trabalho do Distrito Federal, Rodrigo Germano Delmasso Martins e do Subsecretário de Ocupação e Renda, Vateni José de Souza, além de toda a equipe da EMATER Pipiripau.

EMATER-PIPIRIPAU EM REFORMA...

As instalações do escritório da EMATER no Núcleo Rural Pipiripau estão passando por uma reforma geral após 28 anos de sua construção. O prédio foi construído em 1982 e depois disso foram realizadas apenas pinturas eventuais. Na reforma está sendo trocado todo o piso, as instalações elétricas, os banheiros, além da construção de uma garagem coberta e com piso de concreto. A equipe local agradece o enpenho da Diretoria da EMATER-DF e os setores da COAFI envolvidos na reforma, em especial ao pessoal da compra, transporte e seviços gerais, que não tem medido esforços para o bom andamento da obra, e pede desculpas aos nossos clientes pelos transtornos durante o período dde reforma. Veja as primeiras fotos da obra:




ACONTECEU ESTA SEMANA!!!

As novas tecnologias de produção de hortaliças foi o foco principal da equipe da EMATER-PIPIRIPAU nesta semana. No dia 23/02/2010, aconteceu a visita de um grupo de produtores do Núcleo Rural Santos Dumont às propriedades do produtores Gelmirez Machado e Sidinei Antônio Joergensen, quando foram discutidas as tecnologias utilizadas nas propriedades. As chácaras 103 e 104, dos senhorres Sidinei e Gelmirez, tem se destacado na produção de hortaliças, como tomate, pimentão, aborinha, pepino, couve-flor, maracujá e chuchu. Os visitantes puderam comprovar que além da tecnologia, a produção de hortaliças e frutas é uma "arte", que envolve filosofia de vida, dedicação, capricho e zelo









No dia 24, as 9 horas da manhã, aconteceu na Fazenda Larga, um treinamento dos agricultores sobre a enxertia de hortaliças, em uma parceria com a EMBRAPA-HORTALIÇAS. A enxertia vem se tornando uma necessidade para quem quer permanecer no mercado de hortaliças na região, já que as propriedades são pequenas e exigem a exploração intensiva, facilitando a proliferação de pragas do solo, tais como, fungos, bactérias e nematóides. A enxertia está sendo usada na região no cultivo de pimentão, tomate e pepino, e utiliza "cavalos" de pimenta, tomate e abóbora, dependendo da espécie a ser enxertada. Há pesquisas em desenvolvimento para utilização de cavalos de espécies de jurubeba, com múltiplas resistências, que traz uma grande expectativa aos agricultores, para a solução de parte de seus problemas. O treinamento foi uma demanda dos produtores, e teve uma duração de 3 horas, incluindo a aula prática.








.                                                                                                                         
.
Também no dia 24, foi realizada uma Reunião de Dinamização, com os piscicultores da Fazenda Larga, quando a Médica Veterinária, Flávia de Carvalho Lage discutiu com os produtores, a situação atual da piscicultura no assentamento e os procedimentos a serem adotados para a povoação dos tangues. O Assentamento da Fazenda Larga, apesar da escassez de água,  conta com 58 propriedades que exploram a piscicultura de subsistência, em reservatórios lonados com tecnologia de baixo custo que são utilizados também para a irrigação. O Assentamento é um exemplo no uso conservativo da água e na segurança alimentar.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ACONTECEU ESTA SEMANA...

Os produtores de hortaliças da Fazenda larga tiveram a oportunidade de participar nesta quarta feira, dia 03 de fevereiro de 2010, de uma reunião técnica onde foi debatido sobre como "Ganhar dinheiro com o cultivo do pimentão". A palestra foi desenvolvida pelos técnicos Geraldo Magela Gontijo e Lúcio Taveira Valadão e mostra de forma bastante simples, quais os cuidados que devem serem tomados para se tentar conseguir os melhores resultados com a cultura. Participaram do evento 22 agricultores do Assentamento da Fazenda Larga, que se interessaram bastante pelo assunto, e puderam tirar suas dúvidas com os técnicos da EMATER-DF, Geraldo Magela Gontijo e Nelson Marinho de Castro. Os participantes também fizeram vários questionamentos sobre transição agroecológica e enxertia de hortaliças. No evento já ficou marcado para o dia 24 de fevereiro, quarta feira, um treinamento para a enxertia de hortaliças, que deverá contar com a colaboração de pesquisadores da EMBRAPA-HORTALIÇAS. Veja as imagens do evento: