quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PRODUTORES DA FAZENDA LARGA COMEÇAM A PRODUZIR EM TELADO !!!

Os agricultores da Fazenda Larga conheceram em uma palestra realizada nesta quarta feira, dia 25/08, a tecnologia de produção de pimentâo em telado. A atividade foi iniciada este ano no Assentamento, pelo produtor Altamiro Francisco da Silva Júnior e apresenta grandes vantagens em relação ao cultivo a céu aberto, tais como: Produção de frutos de melhor qualidade, melhor ambiente para o trabalhador e para a planta, baixo custo se comparado com a estufa e maior produtividade na época da seca. O técnico Geraldo Magela Gontijo, da EMATER-DF, salientou que o sistema de produçao em telado é ideal para o plantio no período das secas, enquanto a estufa é apropriada para o cultivo na época chuvosa. Veja abaixo as imagens do evento:





quarta-feira, 25 de agosto de 2010

COMITIVA DE ZIMBÁBUE VISITAM A FAZENDA LARGA !!!

A comitiva do Ministério de Terras e dos Assentamentos Rurais da República do Zimbábue, que está no Brasil para conhecer o modelo brasileiro de reforma agrária, visitaram nesta quarta feira (25/08), o Assentamento da Fazenda Larga.
A visita da delegação africana faz parte das ações de Cooperação Técnica Brasil-Zimbábue, assinado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o ministro da Agricultura, Mecanização e Desenvolvimento da Irrigação do Zimbábue, Joseph Made, em maio deste ano, durante o Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, realizado em Brasília. O objetivo é o apoio brasileiro ao desenvolvimento rural com reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar no Zimbábue.
A comitiva conheceu as etapas de desenvolvimento do assentamento e como o Crédito e a assistência técnica tiveram papel fundamental no sucesso do assentamento, que já está consolidado. Na visita, a comitiva foi acompanhada pelo Diretor de Gestão Estratégica Roberto Kiel e pelo superintendente regional do Incra/DF, Marco Aurélio Bezerra da Rocha,e substituto José Ribeiro de Andrade e por membros da Assessoria Internacional MDA e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O Zimbábue está localizado no sudeste do continente africano, em uma área de 390.759 quilômetros quadrados. Sua população é de 11,7 milhões de pessoas, das quais 66% vivem no meio rural. As principais culturas do país são o tabaco, milho, algodão, soja, chá, café, cana-de-açúcar. Também há criação de bovinos, caprinos, suínos e aves.

O país africano está passando por uma fase de fortalecimento da produção e da agricultura familiar. É um país que tem hoje cerca de 200 mil pessoas assentadas. Durante o evento em maio, o ministro Joseph Made explicou que o país está disposto a importar do Brasil máquinas e equipamentos agrícolas para modernizar a agricultura familiar e para aumentar a produtividade. Na mesma ocasião, Made solicitou também que seja facilitado o financiamento para exportação de equipamentos agrícolas.

Segundo o consultor da assessoria internacional do MDA, Francesco Maria Pierri, o Zimbábue é um país que tem um amplo projeto de desenvolvimento rural. "O Zimbábue passou por um intenso processo de reforma agrária que tem resultado na consolidação de um amplo setor de agricultura familiar ao lugar de uma minoria de grandes agricultores brancos e/ou estrangeiros que concentraram terras na época da colonização e da segregação racial. Agora, o Zimbábue está querendo contar com o apoio do Brasil para que seus assentamentos se tornem produtivos, por isso estão pedindo cooperação técnica na área de crédito, comercialização, irrigação e assistência técnica", explica. (Fonte: Site do INCRA) .

Veja as imagens:






domingo, 22 de agosto de 2010

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA BATE RECORD NO PIPIRIPAU !!!

A campanha de vacinação contra raiva felina e canina na região do Pipiripau atingiu cerca de 590 animais, superando o alcance do ano de 2009 que foi de 500 animais. A campanha aconteceu com muita tranquilidade, não havendo nenhum incidente. Os postos de vacinação foram montados na Sede do Núcleo Rural Pipiripau, na Cerâmica Reunidas Dom Bosco, no Assentamento da Fazenda Larga e no Pré-assentamento Oziel Alves II. Aos nossos colaboradores que atuaram na campanha, o agradecimento da equipe da EMATER-Pipiripau.








sábado, 14 de agosto de 2010

BACIA DO PIPIRIPAU TERÁ ÁGUA RACIONADA


Os usuários de água da bacia do pipripau terão racionamento de água à partir do dia primeiro de setembro. A decisão foi negociada com os usuários em reunião realizada no dia 11 de agosto. A ANA e ADASA farão a fiscalização e a multa é de R$3.200,00. A bacia do Ribeirão Pipiripau é a única bacia do Distrito Federal que tem um grupo gestor para controlar uso da água e garantir que todos tenham o acesso a este recurso natural tão escasso. Faça a sua parte usando a água de forma racional. Procure a EMATER-DF para saber como reduzir o consumo de água na irrigação!
Maiores informações no site da ADASA: http://www.adasa.df.gov.br/



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PRODUTORES DO MATO GROSSO VISITAM O PIPIRIPAU !!!

Um grupo de 44 agricultores de assentamentos da região de Cuiabá, no estado de Mato Grosso estiveram visitando o Núcleo Rural Pipiripau nesta terça feira, dia 10/08. Os agricultores vieram ao Distrito Federal para conhecer mais sobre o cultivo de hortaliças e frutas. No Pipiripau, os agricultores visitaram uma área de cultivo de maracujá com espaçamento adensado. A propriedade visitada foi a do agricultor Adir Zanin que, juntamente com sua esposa Maria e seu filho Júnor, explora uma área de 1,8 ha de maracujá no espaçamento de 3 metros entre linhas e 1,8 metros entre plantas, obtendo uma produtividade bastante superior ao cultivo no espaçamento convencional. Os agricultores vieram acompanhados por colegas da EMATER-DF e EMBRAPA-Hortaliças e puderam ver a lavoura e tirar suas dúvidas com técnicos da EMATER Pipiripau e com a agricultora Maria Zanin que declarou que lavoura tem dado um bom retorno econômico. Veja alguma imagen abaixo:




terça-feira, 10 de agosto de 2010

EMBAIXADORES VISITAM A FAZENDA LARGA !!!

Os Embaixadores da Botsuana e Tanzânia estiveram nesta sexta feira (06/08) visitando o Assentamento da Fazenda Larga. Durante a visita, os Embaixadores e suas respectivas esposas e assessores, conheceram a história do Assentamento e visitaram 3 propriedades onde puderam verificar como as atividades produtivas estão sendo desenvolvidas na comunidade. Veja as imagens:







terça-feira, 3 de agosto de 2010

IV Costelão do Pipiripau é um sucesso !!!

A Associação Comunitária dos Moradores e Produtores do Vale do Pipiripau realizou neste domingo(01/08/2010) o IV Costelão do Núcleo Rural Pipiripau, que contou com um público aproximado de 2.000 pessoas. O evento reuniu a maioria dos moradores e produtores da região e um grande número de visitantes, que puderam saborear uma costela deliciosa, e colocar a conversa em dia. Veja algumas imagens: