terça-feira, 26 de outubro de 2010

Agricultores do Rio Preto visitam o Pipiripau.

Cinco agricultores da Comunidade cearense, localizada próxima à DF-100, no Núcleo Rural Rio Preto, resolveram nesta terça feira (26) nos honrar com suas visitas. Os agricultores vieram conhecer de perto o cultivo de maracujá plantado em espaçamento adensado e também o maracujá de estufa. Nossos visitantes ficaram bastante impressionados com os resultados que puderam ver. Foram visitadas duas propriedades, e na última fomos recebidos pela agricultora Anair Menegotto, que fez uma belíssima explanação sobre o cultivo de Maracujá em estufa. À dona Anair e aos nossos visitantes, o nosso muito obrigado!













domingo, 24 de outubro de 2010

PIPIRIPAU RECEBE VISITA DE COMITIVA DO PANAMÁ !!!

Uma comitiva do Panamá esteve nesta sexta feira(22) visitando a propriedade do agricultor Benjamim Manoel Cardoso. Na visita a comitiva, que veio acompanhada por técnicos da EMATER-DF e EMBRAPA-Cerrados, teve a oportunidade de conhecer o sistema de produção de leite na pequena propriedade, com o uso de tecnologia de ponta. Benjamim explora, com a pecuária, uma área de 4 ha e produz 260 litros de leite por dia. O visitantes puderam ainda conhecer o sistema de produção de tomate e pimentão de alta tecnologia, em telado e estufa, que utiliza mudas enxertadas visando uma maior produtividade.





EMATER-DF REALIZA CURSO DE APLICADOR DE AGROTÓXICO !!!

A EMATER-Pipiripau deu apoio na realização de mais um treinamento para aplicador de agrotóxicos. O evento promovido pela Unidade Local de Planaltina, foi realizado na Fezenda Monjolo e capacitou 10 trabalhadores para fazer o uso correto e seguro de agrotóxico. O curso, que é uma exigência legal, contempla todas as etapas do uso de agrotóxico, desde a aquisição do agrotóxico até o descarte de embalagens vazias, passando pelo uso correto do equipamento de proteção individual - EPI. O instrutor Geraldo Magela Gontijo lembrou que o uso de agrotóxico deve ser a última alternativa no controle de pragas, e se for realizado de forma correta não irá colocar em risco a vida do aplicador e do consumidor e não irá prejudicar o meio ambiente.





sábado, 2 de outubro de 2010

EMATER PROMOVE PALESTRA SOBRE NUTRIÇÃO E MANEJO DE PRAGAS EM HORTALIÇAS.

Foi realizada nesta quarta feira(29), um ciclo de palestras no Assentamento da fazenda Larga. O evento, que foi realizado em parceria com a VEGETAL, VALAGRO e BAYER, contou com duas palestras, sendo uma sobre o manejo nutricional de hortaliças e outra sobre o manejo de pragas em hortaliças. Os 50 agricultores que estiveram presentes, ficaram por dentro do que existe de novidades em manejo de pragas e nutrição de hortaliças. Após a parte técnica foi oferecido um saboroso jantar a todos os participantes. Nossos agradecimentos à comunidade e aos nossos parceiros no evento.