terça-feira, 30 de novembro de 2010

EMATER-PIPIRIPAU PRODUZ O NOVO SisAduba-Hortaliças!!!


O SisAduba – Hortaliças é uma planilha do Excel, que foi desenvolvida por David Menezes das Neves, Geraldo Magela Gontijo e Thiago Nunes Palma, na Unidade da EMATER-DF no Núcleo Rural Pipiripau, para servir como apoio na interpretação de laudos de análise de solo e recomendação de calagem e adubação de hortaliças e ainda reúne algumas outras informações básicas que podem ser úteis no dia a dia. No SisAduba–Hortaliças todos os cálculos são feitos com base nas informações da análise de solo, buscando uma forma mais racional e eficiente na utilização dos insumos, e preparando uma recomendação técnica de forma ágil e prática. Há também informações básicas, como custo por quilo de nutriente em função do adubo, relação de alguns fertilizantes químicos e orgânicos com suas respectivas percentagens de nutrientes, relação de formulados mais comuns no mercado, tabela de conversão de unidades, espaçamentos de plantio de diversas hortaliças e outras culturas. Para se obter a recomendação da quantidade de calcário e fertilizantes, basta o usuário digitar as informações da análise de solo nas células em Azul Claro, na tabela de Entrada de Dados da planilha de Culturas e escolher qual a Formula do adubo para a fertilização e a fonte de matéria orgânica a se aplicar. Foi utilizado como base de dados na criação do SisAduba - Hortaliças, a 1ª Aproximação de Recomendações para o Uso de Corretivos, Matéria Orgânica e Fertilizantes para Hortaliças do Distrito Federal (EMATER-DF/CNPHortaliças - EMBRAPA - 1987). Para adquirir a Planiha e obter mais informações, entrar em contato com a Unidade da EMATER-DF no Núcleo Rural Pipiripau.

Unidade Local Pipiripau / EMATER-DF

Núcleo Rural Pipiripau/Planaltina-DF

Fones: (61) 3501 1990/8525 6670

E-mail: magelagontijo@yahoo.com.br

(Texto de Thiago Nunes Palma)





domingo, 28 de novembro de 2010

Confraternização da ASCOPI

Foi realizado neste domingo, dia 28 de Novembro, na Sede do Núcleo Rural Pipiripau, uma confraternização para os membros da ASCOPI (Associação Comunitária dos Produtores e Moradores do Vale do Pipiripau) e convidados , que participaram da organização do III Costelão do Núcleo Rural Pipiripau, um evento que vem evoluindo a cada ano e se tornou parte do calendário da região. Todos estavam muito contentes com a sensação de dever cumprido, pois estavam colhendo os frutos de todo o trabalho na realização do mesmo, que contou com a colaboração dos moradores e foi um evento de grande sucesso.
(Texto e imagens de Maria Luiza Cardoso Zandonade)









quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AGRICULTORES APRENDEM COMO REDUZIR O GASTO DE ÁGUA !!!


Os agricultores do Assentamento da Fazenda Larga participaram nesta quarta feira (17/11) de um evento, onde aprenderam como fazer o manejo correto da irrigação para evitar o desperdício de água. A atividade, que foi realizada em uma parceria da EMATER-DF com a EMBRAPA-Hortaliças, demonstrou como utilizar um aparelho bastante simples, o Irrigas, para verificar quando fazer a irrigação e quanto de água deve aplicar no solo. Também participou do evento, uma comitiva de técnicos de Cabo Verde, na África, que também tem muito pouca disponibilidade de água para a irrigação. Os participantes gostaram da idéia e disseram que agora irão diminuir o gasto de água.









sexta-feira, 5 de novembro de 2010

AGRICULTORES DA FAZENDA LARGA RECEBEM CURSO DE IRRIGAÇÃO.

Mais de 30 agricultores do Assentamento da Fazenda Larga, na região de Planaltina começaram nesta quarta Feira(03), um treinamento sobre o uso conservativo da água na agricultura irrigada. O treinamento, que está sendo realizado pela equipe ada EMATER-DF, Unidade Local PIPIRIPAU, é uma das metas de um convêanio da EMATER-DF com o Ministério de Ciência e Tecnologia-MCT, que contempla ainda a perfuração de 8 poços tubulares profundos para a inclusão de mais 48 famílias no processo produtivo. No curso, que terá uma carga horária de 24 horas, divididas em tres dias, os participantes terão aulas teóricas e práticas, sobre os princípios da irrigação, legislação ambiental, sistemas de irrigação, componentes dos sistemas, montagem, avaliação e manutenção de sistemas de irrigação, e conhecerão formas de fazer um bom manejo de irrigação para minimizar o desperdício da água. Veja as imagens: