quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ 2011 !!!


Após mais um ano de trabalho e a colheita de bons frutos, a Equipe da EMATER-PIPIRIPAU deseja à todos os colegas Ematerianos, ao nosso público, parceiros e visitantes de nosso Blog, um ANO NOVO cheio de realizações, e que possamos estar juntos novamente em 2011, trabalhando em prol do desenvolvimento rural do Distrito Federal.













quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Estagiários se despedem da EMATER-PIPIRIPAU

Após quase um ano de convivência, nossos queridos estagiários alçaram voos e nos deixaram. Ficou a certeza de que muito nos deixaram e muito levaram desta convivência. Deles ficaram "O SisAduba", "Palestras" "Planos de Ulitização de Propriedades", muitas imagens, muito carinho. E levaram de nós um pouquinho de cada um, deixando um vazio em nossa unidade. Na despedida, Festa e um abraço da nossa equipe.




segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CRIANÇAS RECEBEM PRESENTE DE NATAL ANTECIPADO

As crianças das comunidades da Cerâmica e Fazenda larga foram contempladas nesta Quinta feira, dia 16, com um presente de Natal antecipado. A entrega foi feita pelo presidente da Loja Maçônica Sete de Setembro VII, Sebastião Marcio Lopes de Andrade, em uma parceria com a OAB de Planaltina e a Torteria Di Lorenza.





























































quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

II Encontro Regional dos Produtores de Maracujá

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, o II Encontro Regional dos produtores de Maracujá, no Núcleo Rural Pipiripau. O encontro reuniu produtores, estudantes e técnicos de várias regiões do Distrito Federal e do entorno. O evento foi promovido pela EMATER-DF e contou com o apoio da Embrapa Cerrados e da Vegetal-Agronegócios. O Evento teve como objetivo, integrar os produtores de maracujá do Distrito Federal e Entorno, e promover discussões sobre os principais problemas dos agricultores no cultivo do maracujá.
No período da manhã, foram realizadas palestras onde se abordou questões sobre Irrigação, Manejo de pragas e Viabilidade da cultura do maracujá na pequena propriedade. Após as palestras, os participantes puderam saborear um excelente almoço e degustar sobremesas à base de maracujá, que foram preparados com a colaboração das moradoras da região. No período da tarde, os participantes puderam visitar os produtores de maracujá da região e conhecer melhor o cultivo adensado de maracujá e o cultivo em estufa, entre outras tecnologias utilizadas pelos produtores do Pipiripau. Os visitantes puderam ainda andar pelas lavouras, tirar dúvidas, trocar experiências e conhecer mais sobre o cultivo de maracujá.
(texto e imagens de David Menezes das Neves)











































terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Encontro reúne produtores de maracujá do DF e entorno

Integrar os produtores de maracujá do DF e entorno é um dos principais objetivos do II Encontro Regional, que acontece nesta quarta-feira (8), na sede do núcleo rural Pipiripau, localizado na região administrativa de Planaltina-DF.
O evento será realizado das 8h30 às 13h e contará com palestras sobre irrigação, manejo de pragas e sobre a viabilidade da cultura em pequenas propriedades. No período da tarde, os participantes poderão fazer visitas técnicas em plantios da região – que se destacam pela produtividade média de 40 toneladas por hectare/ano e pelas novas tecnologias aplicadas, como o plantio em espaçamento adensado e o cultivo em estufa.
O núcleo rural Pipiripau conta com 42 produtores de maracujá e 65 hectares de área, além de municípios vizinhos com grandes agricultores. Entre as cultivares mais plantadas estão as da Embrapa, como a BRS Sol do cerrado, BRS Gigante amarelo e BRS Ouro Vermelho, além do FB-100, FB-200 e Marília. Há, ainda, testes com um maracujá medicinal.
Parte da produção é comercializada no DF para consumo "in natura" e outra parte vai para a EBBA, antiga Maguari, em Araguari-MG. De acordo com o gerente do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) no Pipiripau, Geraldo Magela Gontijo, a renda do produtor de maracujá pode chegar a R$80.000,00 por hectare/ano. A planta inicia a produção com seis meses e pode produzir por até três anos.
O evento é promovido pela Emater-DF em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Cerrados e a Associação Comunitária dos Produtores e Moradores do Vale do Pipiripau.
Confira a programação do encontro e como chegar ao núcleo rural.
Carolina Mazzaro - Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF

domingo, 5 de dezembro de 2010

EMATER - PIPIRIPAU COM NOVA EQUIPE!!!!!

A EMATER-PIPIRIPAU, passou a contar nesta quinta feira (02/12), com mais uma colega de trabalho. A engenheira agrônoma, Roseli veio reforçar a nossa equipe, juntamente com o Médico veterinário Sebastião Márcio Lopes de Andrade, que integrou à nossa equipe no início de outubro. Aos nossos colegas, as boas vindas de nossa equipe.