segunda-feira, 30 de maio de 2011

Governador inaugura Casa digital e Arca das Letras !!!





















Programas incentivam o acesso à informação
(30/05/2011 - 10:51)
O acesso à informação rápida e fácil está chegando à área rural do DF. Nesse domingo (29), foi inaugurada a Casa Digital e lançado o programa Arca das Letras, no assentamento Fazenda Larga, no núcleo rural Pipiripau.
Os dois programas são fruto de parceria entre os governos distrital e federal, por meio da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Juventude, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério das Comunicações.
Na casa digital, há dez computadores com acesso à internet e um voluntário da comunidade que administra e auxilia no uso dos equipamentos. “Com a internet, o produtor poderá verificar os preços dos produtos agrícolas a partir das nove horas, no site da Ceasa. Ficará atualizado e não correrá risco de vender por um preço menor. E os jovens, já estão fazendo pesquisas escolares. O próximo passo será a capacitação da comunidade”, afirma o diretor social do assentamento, Paulo Vilson Monteiro.
Quanto à Arca das Letras, será implantada em 20 comunidades rurais do DF com a participação dos moradores em todas as suas fases. Na Fazenda Larga, duas agentes de leitura já foram capacitadas e receberam seus certificados na solenidade de domingo. “Além do desenvolvimento cultural e do saber de nossas crianças, queremos que toda a comunidade adquira o hábito da leitura. A Arca é o primeiro passo para que a gente forme nossa biblioteca”, conta Ângela Maria Jacinto da Silva, uma das agentes de leitura.
A coordenadora geral da Arca das Letras, do MDA, Cleide Soares, diz que “a ação ajuda cumprir o sonho de tornar o DF a capital nacional da leitura”.
O governador do DF, Agnelo Queiroz, elogiou a organização dos moradores do assentamento e parabenizou o trabalho feito pela Emater-DF. “Foi a união que determinou o sucesso de vocês e podemos constatar aqui o êxito do trabalho de extensão rural”, disse.


Carolina Mazzaro - Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF




















Assentamento Fazenda Larga - Um Exemplo de Sucesso





O vídeo pode ser visualizado com melhor qualidade no endereço:


www.youtube.com/watch?v=jBB2EysZxuA



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fazenda Larga Recebe Casa Digital e Arca das Letras

Arca das Letras e Casa Digital serão inauguradas neste domingo
(26/05/2011 - 15:10)


Facilitar o acesso ao livro e à informação é um dos objetivos do programa Arca das Letras, que beneficiará 20 comunidades rurais do Distrito Federal. Além do lançamento desse programa, será inaugurada a Casa Digital do Assentamento Fazenda Larga – composta por dez computadores com acesso à Internet.

A solenidade será às 10h, no próprio assentamento, localizado no núcleo rural Pipiripau.

Arca das Letras – Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa Arca das Letras está sendo implantado no DF por meio de parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), a Secretaria de Agricultura (Seapa) e a Secretaria de Juventude do DF.

O acervo inicial de cada Arca conta com 200 livros, que vão contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo.

Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.

Moradores das próprias comunidades serão escolhidos e capacitados como Agentes de Leitura, para administrar os empréstimos, incentivar a leitura e ampliar os acervos.

Casa Digital – Os moradores do Assentamento da Fazenda Larga serão contemplados com a "Casa Digital". A iniciativa faz parte do projeto Territórios Digitais, também do MDA, promovido em parceria com o Ministério das Comunicações, a Subsecretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar/Seapa-DF, Emater-DF, Incra (SR-28) e Associação de Produtores da Fazenda Larga (Aprofal).

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e fortalecer a agricultura familiar por meio do acesso às tecnologias da informação e comunicação.

Serviço:

29 de maio de 2011 – domingo – Assentamento Fazenda Larga-Planaltina/DF

10h: Ato solene de inauguração da Casa Digital Presidente José Alencar e de entrega das bibliotecas do Programa Arca das Letras, com a presença de autoridades do Governo do Distrito Federal e do Governo Federal e demais convidados.

Local: Sede da APROFAL - BR 020, Km 49, lote 11, Fazenda Larga – Planaltina/DF

Carolina Mazzaro - Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF

quarta-feira, 25 de maio de 2011

REGULARIZAÇÃO DE TERRAS CHEGA AO AGRICULTOR FAMILIAR !!!

O sonho de ter sua terra regularizada pode ser uma realidade também para o agricultor familiar. É o que a EMATER-DF e a SEAPA mostrou nesta quarta feira (25) para os agricultores da comunidade Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, na região do Pipiripau. Uma reunião dos agricultores com técnicos da EMATER-DF e Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento - SEAPA, informou aos agricultores de uma das primeiras comunidades do Distrito Federal, como proceder para ter suas terras documentadas. Os agricultores ficaram bastante animados e começarão o processo de regularização. Famílias desta comunidade ocupam as propriedades há mais de 40 anos e foram abandonados pelos antigos proprietários da cerâmica sem nenhuma indenização: Veja as imagens:









sábado, 21 de maio de 2011

Produtores do Pipiripau Visitam a AGROBRASÍLIA 2011

Agricultores e mulheres do Núcleo Rural Pipiripau estiveram nesta quarta feira(18) visitando a maior feira do cerrado brasileiro, a AGROBRASÍLIA 2011. Além dos agricultores, as mulheres do Clube de Mães Luíza compareceram em massa para conhecer as novas tecnologias apresentadas no espaço de valorização da agricultura familiar, e puderam ainda assistir palestras e conhecer as grandes máquinas apresentadas no parque tecnológico.
A mulheres tamém estão expondo seus produtos artesanais na feira. Veja as Imagens:





domingo, 8 de maio de 2011

PESQUISADORA DO MATO GROSSO DO SUL VISITA O PIPIRIPAU.

A EMATER-Pipiripau teve o prazer de receber nesta sexta feira (06), a visita da pesquisadora Cássia Regina Yuriko Ide Vieira, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), do Estado de Mato Grosso do Sul. Juntamente com o técnico da EMATER-DF, Geraldo Magela Gontijo, a pesquisadora visitou propriedades do Pipiripau e conheceu novas tecnologias adotadas por alguns produtores da região, como o cultivo de maracujá adensado e a produção de maracujá em estufa.














quinta-feira, 5 de maio de 2011

DIA ESPECIAL DE BELEZA !!!

A EMATER-DF, juntamente com a Escola classe "Cerâmicas Reunidas Dom Bosco" e o Instituto Luterano de Assistência Social - ILAS, realizou nesta quinta feira (05) o dia especial de saúde, em comemoração ao dia das mães. O evento iniciou com uma homenagem às mães e depois teve muitos cortes de cabelo e as manicures cuidaram das mãos das mulheres da comunidade.




























































































































































quarta-feira, 4 de maio de 2011

Equipe Reforçada






A EMATER-Pipiripau recebeu nessa segunda-feira, dia 02 de maio, seis novos colegas que atuarão em 7 assentamentos de reforma agrária do Entorno do Distrito Federal. A equipe conta com um engenheiro agronômo, um técnico em agropecuária, uma médica veterinária, uma nutricionista, uma economista doméstica e um auxiliar administrativo. O trabalho no Entorno só foi possível graças a um contrato, entre o INCRA e a EMATER-DF , com metas que visam o desenvolvimento dessas regiões tanto no aspecto produtivo como no aspecto social.



A equipe da EMATER-Pipiripau deseja aos novos colegas muito sucesso e se coloca pronta para apoiar a equipe nessa nova empleitada.