quinta-feira, 28 de julho de 2011

MAIS UM CAMINHÃO FINANCIADO PELO MAIS ALIMENTOS !!!

Agora foi a vez do agricultor Henrique Bernardes das Graças ter acesso ao Mais Alimentos e realizar o sonho de ter um caminhão novo para usar na entrega de sua produção. O programa financiou um caminhão FORD F-4000, que será utilizado para o transporte de banana da chácara 74 do Núcleo Rural Pipiripau até o mercado. O agricultor Henrique é um dos pioneiros do Pipiripau e atualmente produz de 200 a 500 caixas de banana por semana, que agora chegará ao mercado com mais agilidade. VEJA A IMAGEM:


sexta-feira, 15 de julho de 2011

FAZENDA LARGA A UM PASSO DO LICENCIAMENTO.

A Secretaria de Agricultura (SEAPA-DF) concluiu a etapa de levantamento da vegetação e da flora do Assentamento Fazenda Larga, localizado no Núcleo Rural Pipiripau, em Planaltina-DF. A conclusão coloca o Assentamento a um passo de obter o licenciamento ambiental. Fato que permitirá a liberação de R$ 1,4 milhão destinado às famílias para construção de moradias e investimento na produção agropecuária.

A ecóloga da SEAPA-DF, Alba Evangelista Ramos, que coordenou o estudo, disse que “a conclusão do trabalho é um passo importante tanto para o licenciamento ambiental do Assentamento quanto para a regularização ambiental da área rural do DF”.

O estudo mostrou que no local ocorrem vários tipos de vegetação típicos do bioma Cerrado como: Mata de Galeria não Inundável e Mata Seca de Encosta, Cerradão, Cerrado Sentido Restrito com predominância de formações rupestres, Campos, além das áreas de cultivo. Devido ao relevo íngreme, a área da reserva ambiental do Assentamento tem se mantido em bom estado de conservação, o que, segundo a ecóloga, representa um importante fragmento de vegetação nativa naquela região que poderá ser integrado a uma rede de conservação da biodiversidade local e regional.

Avaliação preliminar da flora mostrou a ocorrência de 375 espécies de plantas vasculares, distribuídas em madeireiras, alimentícias, condimentares, produtoras de fibras, ornamentais, uso em artesanato, oleíferas, medicinais, taníferas, bem como, parentes silvestres de espécies comerciais. Outro detalhe do estudo foi o registro de duas espécies que ainda não tinham sido citadas para o DF: Christianella multiglandulosa com potencial ornamental e Piper molicomum, com potencial condimentar. Três espécies de orquídeas terrestres também foram registradas: Cyrtopodium eugenii, Galeandra montana e Habenaria hamata, assim como, o lírio nativo (Alstroemeria gardneri) todas com grande potencial ornamental. Entre as espécies madeireiras ocorrentes, destacam-se aroeira, que está declarada ameaçada de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente, gonçalo alves, perobas, entre outras.

Nos próximos dias o relatório ambiental deve ser entregue ao IBRAM para obtenção da licença de instalação da Fazenda Larga.

Assessoria de Comunicação da Seapa

sábado, 9 de julho de 2011

COMEÇA A CORRIDA PARA PRODUÇÂO DE ALIMENTO SEGURO NO PIPIRIPAU E TAQUARA!!!

Iniciou-se nesta quinta feira, dia 07, a corrida para a produção de alimento saudáveis nos Núcleos Rurais Pipiripau e Taquara. Um concurso que irá substituir o tradicional concurso do melhor pimentão, foi iniciado no último dia 07, e desta vez será premiada a propriedade que adotar mais medidas para a produção de alimentos seguros. Uma equipe composta por técnicos da EMATER-DF, Secretaria de agricultura e vigilância sanitária visitou as cinco propriedades que concorreram ao prêmio e escolheu como a melhor propriedade, a chácara 85 do Núcleo Rural Pipiripau, de propriedade do senhor João Mitsuchi Takagi. A tabulação das notas foi feita por meio de uma planilha eletrônica, o que elimina a escolha pessoal do ganhador. O dia de campo de encerramento da semana do pimentão será realizado na propriedade ganhadora , quando serão mostradas as práticas ali adotadas. O que interessa neste processo não é o prêmio, mas sim a contribuição para que outros agricultores possam melhorar a qualidade de seus produtos. A propriedade contemplada neste ano, não poderá concorrer nos próximos 3 anos, para dar oportunidade para os demais produtores. Veja as imagens das visitas da comissão julgadora:




sexta-feira, 8 de julho de 2011

AGRICULTORES SÃO TREINADOS EM GESTÃO DE CASAS DIGITAIS

Um grupo de 43 agricultores do Assentamento da Fazenda larga concluiram nesta quinta feira (07), o treinamento para gestores de casa digital. O encerramento contou com a presença de diversas autoridades, inclusive do Secretário de Agricultura do Distrito Federal, Lúcio Taveira Valadão, que falou da importância da inclusão digital dos agricultores. Veja as imagens: