quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Países em desenvolvimento conhecem o Programa de Aquisição de Alimentos

Representantes de nove países estão participando em Brasília do IV Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Além das apresentações sobre as políticas e programas governamentais de combate à fome, a programação incluiu visita a campo sobre o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado no Distrito Federal pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). Os participantes visitaram, nessa terça (28), duas casas de idosos, em Sobradinho, beneficiadas pelos produtos da agricultura familiar local, e a propriedade de Jair Francisco Pinto, do assentamento Fazenda Larga, que fornece alimentos para o PAA. Com a visita, as delegações conheceram desde a produção dos alimentos até o recebimento deles por entidades socioassistenciais, bem como as estratégias de assistência técnica e extensão rural voltadas à agricultura familiar. Ao contar a história do assentamento aos visitantes, Jair atribuiu a melhoria da qualidade de vida ao conjunto de políticas públicas do governo e à assistência técnica para a agricultura familiar. Também produtor do assentamento, Oziel de Paulo Rodrigues explicou o funcionamento do PAA e os benefícios trazidos para a comunidade. “Hoje, o programa permite que cada produtor receba R$ 4,5 mil por ano. O pagamento é garantido e com preço de mercado”, falou. Entre os países representados pela comitiva estavam Nigéria, Suriname, Paquistão, Tunísia, Honduras e Sudão.

 
 
Carolina Mazzaro -Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EMATER-DF REALIZA MUTIRÃO PARA EMISSÃO DE DAP.

A equipe da EMATER-DF, gerência Pipiripau, realizou nesta semana um mutirão para a emissão de Declaração de Aptidão ao PRONAF - DAP, para o Pré- assentamento Oziel Alves 3. O documento é essencial para o acesso aos programas de governo. Na oportunidade também foi realizado o cadastramento das famílias e a emissão do cartão do produtor. Durante os dias 21 e 23 foram emitidas um total de 126 DAP's tipo "B", que habilita os agricultores a usufruirem de vários benefícios. Os agricultores foram orientados a não usarem a DAP para fins de financiamentos da linha do PRONAF, para que não sejam prejudicados futuramente.
 
 



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AMPROVAPI REALIZA MAIS UM COSTELÃO !

A Associação dos moradores e produtores do Núcleo Rural Pipiripau realizou mais um costelão neste domingo, dia 05 de agosto. Durante o evento foram assados 194 costelões que encheram os olhos dos visitantes. O evento é realizado anualmente no primeiro domingo de agosto e tem atraido gente de todo o Distrito Federal e regiões vizinhas.