segunda-feira, 18 de maio de 2015

Maracujá em estufa é uma das novidades do Evaf

O cultivo de hortaliças em estufa é comum em diversas regiões do Distrito Federal. Mas, neste ano, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf) traz uma novidade no Circuito das Hortaliças: o maracujá. Essa fruta invadiu o espaço das hortaliças para mostrar que, no sistema de produção em estufa, ela também pode trazer bons resultados.
Segundo um dos coordenadores do circuito, o extensionista rural da Emater-DF, Magela Gontijo, "o Distrito Federal é pioneiro na produção de maracujá em estufa e têm trazido bons resultados aos produtores. No campo aberto, a produtividade média da região chega a 40 toneladas por hectare, já na estufa pode chegar a aproximadamente 100 toneladas por hectare", explica.
São encontrados nas estufas três híbridos lançados pela Embrapa: o BRS Sol do Cerrado, o BRS Gigante Amarelo e o BRS Rubi do Cerrado.
Além do cultivo de maracujá e de pepino em estufa, serão apresentadas as tecnologias usadas no cultivo em telado e a céu aberto. No local, também são produzidos abóbora, alface, pimenta, pimentão, berinjela, rúcula e cebolinha.
 
                Produtividade nesse sistema de produção pode chegar a 100 toneladas por hectare

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dia de Campo mostra Práticas Agroecológicas no Assentamento Oziel Alves III

Foi realizado na última quarta feira, dia 29, um Dia de Campo no Assentamento Oziel Alves III. O evento, que foi programado para os assentados, tratou de temas de grande interesse, como compostagem, plantios consorciados e sistemas agroflorestais. O que chamou muito a atenção dos assentados foi o sistema de plantio em "montículos", que permite o plantio de 4 espécies de plantas em um espaço de apenas 1 metro quadrado. O Dia de campo foi realizado na chácara da agricultora Francisca Ines do Nascimento e seu marido Sandro Rosa da Silva Matos. Confira as imagens: