quinta-feira, 30 de junho de 2016

Lançamento do Programa de Boas Práticas Agropecuárias do DF

Programa tem como finalidade promover, capacitar e estimular as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) nos estabelecimentos rurais que comercializem alimentos in natura, bem como desenvolver ações para melhorar a qualidade sanitária, protegendo a saúde da população do DF

Neste sábado (2), às 9h, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri/DF), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater/DF), a Central de Abastecimento do DF (Ceasa/DF) e a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), irá lançar o Programa de Boas Práticas Agropecuárias do Distrito Federal – Brasília Qualidade no Campo. O evento acontecerá no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar, localizado na Ceasa.
O programa tem como finalidade promover, capacitar e estimular as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) nos estabelecimentos rurais que comercializem alimentos in natura, bem como desenvolver ações para melhorar a qualidade sanitária, protegendo a saúde da população do DF.

Assim como se identifica um produto orgânico por meio do selo oficial nas embalagens, os consumidores poderão agora reconhecer as propriedades rurais que adotam as Boas Práticas Agropecuárias. Propriedades que tiverem pelo menos 70% de conformidade com os itens previstos pelo programa, e observado o cumprimento dos itens obrigatórios, receberão auditoria de avaliação. Comprovado o cumprimento das exigências, o estabelecimento rural receberá o certificado no programa, expedido pela Seagri-DF, e autorização para impressão do selo, que possuirá numeração de série padronizado, iniciado da sigla BPA seguido de numeração sequencial.
Constituem públicos-alvo do programa os consumidores; os agricultores e suas famílias; os trabalhadores rurais e suas famílias; as associações, cooperativas e organizações de agricultores; o comércio atacadista e varejista, distribuidores, feiras; e os demais integrantes das cadeias produtivas agropecuárias.
Na programação, haverá café da manhã, circuito de Boas Práticas Agropecuárias, apresentação do programa, homenagem aos técnicos de campo e as entregas dos primeiros certificados e selos.
O ato solene do lançamento contará com a presença do secretário de Agricultura, José Guilherme Leal; do presidente da Emater/DF, Argileu Martins; e do presidente da Ceasa/DF, José Deval Silva. Foi convidado também o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Joe Valle.

Ascom- Seagri/DF