sexta-feira, 8 de julho de 2016

CRIAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE EM SISTEMA SEMI-INTENSIVO DE PRODUÇÃO

A avicultura está presente na vida de muitos produtores rurais. Com o passar dos anos, a genética dos animais, alimentação, nutrição, manejo, sanidade e outros aspectos envolvidos na criação foram aperfeiçoados.

As criações de linhagens específicas para corte e postura vêm crescendo a cada dia, uma vez que é necessário o aumento da produtividade para a sustentabilidade econômica da atividade.

Hoje em dia, conseguimos produzir um frango com 90 dias, pesando em média 2,5 kg de peso vivo, com custo atrativo e mercado consumidor em expansão.


No assentamento Oziel Alves III, localizado em Planaltina-DF, alguns produtores com perfil para a atividade, foram orientados para a criação em sistema semi-intensivo.


De acordo com o Zootecnista da Emater do escritório local do Pipiripau, Maximiliano Cardoso: "A avicultura têm espaço crescente tanto na rentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar como na segurança alimentar das famílias, que consomem um alimento de qualidade, procedência e economizam no custo de alimentação da família. Além disso, a atividade tem possibilidade de ser integrada a outras, diversificando a renda. "

A Emater-DF capacita e orienta os produtores, em todos os aspectos da criação, inclusive na gestão do negócio, auxiliando o produtor na tomada de decisão.




segunda-feira, 4 de julho de 2016

Brasília Qualidade no Campo reconhece boas práticas agropecuárias


Foi lançado oficialmente nesse sábado (2) o Programa de Boas Práticas Agropecuárias do Distrito Federal — Brasília Qualidade no Campo. Por meio dele, agricultores que adotarem boas práticas atestadas pelas regras do programa serão reconhecidos com certificados e selos emitidos pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O lançamento ocorreu no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar, da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).
Criada pela Portaria nº 35, de 12 de maio de 2016, a iniciativa tem como parceiros a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a Ceasa-DF e a Secretaria de Saúde.
Na solenidade, técnicos da Emater e da Vigilância Sanitária foram homenageados pelo trabalho de promoção das boas práticas e nove agricultores receberam o certificado e o selo do programa. Foram eles: Antônio Tanaka e Rute Maria de Azevedo Sá Gontijo, do Núcleo Rural Alexandre Gusmão; Daiana Alves dos Santos, Núcleo Rural Capão da Onça; Jubinair das Chagas, do Núcleo Rural Capão da Onça; Luiz Carlos Cardoso e Vicente de Paulo Zandonade, do Núcleo Rural Pipiripau; Luiz Pedro Horn, da Colônia Agrícola Cana do Reino; Vilson Martins da Silva, do Núcleo Rural Cabeceira do Valo; e Zaqueu Gomes Barbosa, do Assentamento Fazenda Larga.
Segundo a coordenadora do programa, da Secretaria da Agricultura, Lara Line, o reconhecimento permite que os produtores afixem um selo de qualidade em seus alimentos ou instalem um banner onde eles são comercializados. “Verificamos condições de limpeza, respeito às legislações trabalhistas e ambientais, correto armazenamento dos produtos, cuidado na colheita e no pós-colheita, entre outros requisitos”, exemplifica Lara.
Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, e programa  "é um marco da relação entre produtor, consumidor, mercado e serviço público. A partir de agora, quem tem o selo, mostra que enxerga a propriedade como um sistema", disse. Ele lembrou também que o trabalho de promoção e incentivo das boas práticas é realizado há mais de 16 anos pela Emater-DF. "Os resultados alcançados até agora mostram a importância do trabalho de educação não formal desenvolvido pela empresa e de como precisamos do serviço de educação continuada no campo".
A extensionista rural da Emater-DF, Sônia Lemos, conta que trabalha desde a década de 90 com as boas práticas agropecuárias. "Capacitamos o produtor e mostramos que o produto passa a ter mais vida de prateleira, as vantagens de se ter uma propriedade organizada e limpa, a importância de melhorar os hábitos de higiene e de moradia dos trabalhadores, entre vários outros pontos. Mas isso só dá certo com o trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária no meio rural", conta.
Segundo o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, "o programa formaliza e valoriza esse trabalho que é realizado há muito tempo e atende à demanda do mercado consumidor", diz. 
O produtor rural Zaqueu Gomes Barbosa, do Assentamento Fazenda Larga, recebeu, por sorteio, a primeira numeração do selo de BPA. Ele conta que sempre procurou adorar boas práticas na propriedade. "Com a propriedade organizada e com boas práticas o trabalho do dia-a-dia fica muito mais fácil e, além disso, é uma forma de respeitar o consumidor e adquirir credibilidade no mercado", explica. 
Proteção à saúde dos brasilienses
Um dos objetivos do Brasília Qualidade no Campo é promover, capacitar e estimular os responsáveis por estabelecimentos rurais que comercializam alimentos in natura (não industrializados) a desenvolver ações para melhorar a qualidade sanitária e assim proteger a saúde da população do Distrito Federal. A adesão é voluntária. Quem quiser participar deve procurar os escritórios da Emater na região administrativa em que fica a propriedade.
Além dos agricultores, trabalhadores rurais e consumidores, estão entre o público-alvo do programa associações, cooperativas e organizações de agricultores, comércio atacadista e varejista, distribuidores, feiras e demais integrantes das cadeias produtivas agropecuárias.
De acordo com a portaria que criou o programa, têm direito a receber o certificado e o selo propriedades rurais que alcançarem pelo menos 70% dos pontos obrigatórios verificados em auditorias de conformidade. Periodicamente, novas vistorias serão feitas para assegurar — ou não — a permanência da certificação. A validade, caso ela não seja cancelada antes, é de um ano.
Participaram do lançamento do Brasília Qualidade no Campo, os secretários da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal; do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle; o secretário adjunto do Meio Ambiente, Carcius Santos; o subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho; o diretor da Vigilância Sanitária da subsecretaria, Manoel Neto; o presidente da Emater-DF, Argileu Martins; o representante do presidente da Ceasa-DF, Carlos Banci; os representantes da Caesb, Carlito Lima, e da Embrapa-Hortaliças, Milza Moreira; e o administrador regional de Ceilândia, Vilson de Oliveira.
Também compareceram à cerimônia o representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Anaildo Porfirio; os presidentes da Cooperativa Agropecuária de São Sebastião, Luiz Torres, da Associação de Supermercados de Brasília, José Fagundes Maia Neto, e da Associação dos Agricultores do Assentamento Pequeno Willian, Gaspar Martins; o diretor da cooperativa Rede Terra, Zizo Simion; o vice-presidente do Sindicato dos Floricultores, Fruticultores e Horticultores do Distrito Federal, Silvio Venturoli; e a representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Lúcia Maria.

DSCN7226 

DSCN7177
DSCN7219

Agência Brasília com informações da Emater-DF