sábado, 24 de julho de 2010

Trabalhadores do Pipiripau realizam exame toxicológico

Na última quarta-feira, dia 21, 55 trabalhadores do Núcleo Rural Pipiripau realizaram exames toxicológicos para verificar a quantidade de agrotóxicos no sangue. Os trabalhadores foram selecionados em uma triagem ocorrida durante a campanha de descarte de embalagens de agrotóxico, que é realizada todos os anos, durante o mês de Julho, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Este ano a campanha ocorreu no dia 07 de julho.
Os resultados dos exames serão divulgados em uma semana e, caso algum problema de saúde seja verificado, os trabalhadores que necessitarem serão encaminhados para tratamento nos postos de saúde mais próximos.





quinta-feira, 8 de julho de 2010

EMATER REALIZA CAMPANHA DE DESCARTE DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

A EMATER PIPIRIPAU realizou nesta quarta feira, dia 07, mais uma campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A campanha é realizada todos os anos, durante o mês de Julho, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Embalagens foram entrgues na sede do Núcleo Rural Pipiripau e levadas para a Central de Recolhimento localizada no município de Luziânia-GO. Os 45 produtores do núcleo rural que fizeram a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos cumpriram o que determina a legislação.
Dentro da campanha foi realizado ainda uma palestra sobre cuidados no manuseio de agrotóxicos e triagem para a realização de exame toxicológico, para verificar o nível de contaminação do sangue por agrotóxicos. A enfermeira do trabalho da Secretaria de Saúde, Rejane Soares, orientou os trabalhadores rurais quanto ao uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual, alertando sobre a importância de usar luvas, calças, botas e máscara para evitar intoxicação.