terça-feira, 29 de março de 2011

Comitiva de Minas Gerais Visitam o Pipiripau !!!

O Núcleo Rural Pipiripau recebeu nesta terça feira (29) um grupo de Agricultores familiares de Palmital e Cabeceira Grande, juntamente com servidores e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e da EMATER-MG, do município de Cabeceira Grande-MG. O grupo veio acompanhado de técnicos da EMBRAPA-Cerrados e da EMATER-DF, e visitaram um plantio de maracujá em estufa e a céu aberto, e uma área cultivada com banana. Na oportunidade houve uma troca de experiências, deixando os participantes bastante entusiasmados com o cultivo de frutas. O agricultor Henrique Bernardes das Graças salientou que produzir dá lucro , pois tudo o que possui foi ganho na agricultura. "Cheguei aqui trabalhando para os outros e hoje já garanto oito empregos diretos", afirma Henrique.


quinta-feira, 24 de março de 2011

PIPIRIPAU SE ORGANIZA E BUSCA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS !!!

Nesta quarta Feira(23) aconteceram dois eventos de grande importância no Núcleo Rural Pipiripau. O primeiro foi coordenado pela equipe da EMATER-Pipiripau, que apresentou uma proposta para os agricultores produzirem alimentos mais saudáveis, usando Boas Práticas Agropecuárias - BPA. A proposta foi aceita pelos produtores, que receberão os técnicos da EMATER-DF em suas propriedades, para verificar quais os pontos devem ser melhorados e fazer uma espécie de avaliação de como está o nível de organização do estabelecimento. Após esta reunião, os agricultores fizeram uma assembléia para fundar uma nova Associação (AMPROVAPI), com um estatuto que se adeque ao desenvolvimento sustentável da região e esteja qualificada para participar dos programas de aquisição de alimentos do Governo Federal - PAA e PNAE. Veja as imagens:





Composição da Diretoria da nova Associação (AMPROVAPI)

domingo, 20 de março de 2011

ACONTECEU ESTA SEMANA !!!

Esta semana, a região do Pipiripau foi bastante movimentada. Na terça feira (15), foi inaugurada a BIBLIOTECA da Escola da Cerâmica Dom Bosco, em uma parceria com a Gasol e outras instituições. Nesta data também foi lançado o projeto " Cozinhando e aprendendo co gente pequena" em uma parceria da EMATER-DF e Secretaria de Educação, com o Apoio do MDA.
Na quarta feira (16), o Assentamento da Fazenda Larga recebeu mais uma vez, uma comitiva de Moçambique, que conheceu o histórico do assentamento e visitou uma propriedade onde os participantes comprovaram como a reforma agrária pode dar certo, desde que seja feita com seriedade.
Veja algumas imagens:



INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA E INÍCIO DO PROJETO










VISITA DA COMITIVA DE MAÇAMBIQUE



quarta-feira, 2 de março de 2011

AGRICULTORES DA FAZENDA LARGA DISCUTEM FORMAS DE MELHORAR A COMERCIALIZAÇÃO !!!

Os agricultores do Assentamento da Fazenda Larga, da Região de Planaltina, Distrito Federal, participaram nesta quarta feira (02) de uma reunião coordenada pela equipe da EMATER-Pipiripau, onde puderam discutir formas de melhorar a comercialização de seus produtos. Os participantes foram divididos em 3 grupos, para facilitar a discussão e relacionaram os problemas existentes e as sugestões para os resolverem. Os agricultores ficaram assustados com a quantidade de propostas que surgiram deles mesmos e viram o quanto é importante a discussão de problemas comuns. Vejam as imagens: