quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Usuários de água da bacia do ribeirão Pipiripau recebem outorgas de água.

Os produtores rurais da Bacia Hidrográfica do Pipiripau, em Planaltina,receberam nesta quarta-feira, dia28, as outorgas de direito de uso de água para suas atividades. Com a regularização, os usuários das águas do ribeirão Pipiripau terão mais tranqüilidade para exercer suas atividades. A bacia já é alvo do programa “Produtor de Água”, que prevê investimentos de R$ 40 milhões. Durante o evento, foi assinado acordo técnico entre a ANA, ADASA e SEMARH, para a instalação e funcionamento da sala de situação do Centro de Operações de Água – COA e a viabilização do Programa Nacional de Qualidade da Água - PNQA no âmbito do DF,e anunciados ainda os novos projetos aprovados no Programa Produtor de Água que resultarão na melhoria da qualidade da água; redução da erosão e da sedimentação; adequação ambiental das propriedades rurais e regularização da oferta de água, por meio da adequada alimentação do lençol freático. A bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau, palco de tensões e conflitos pelo uso da água no período de seca, vem recebendo tratamento especial na gestão dos recursos hídricos, sob a coordenação da ADASA. Ocupando uma área total de 23.527 hectares, a bacia do Ribeirão Pipiripau localiza-se predominantemente no Distrito Federal (90,3%), e também no município de Formosa (GO). Nela, concentram-se diversas atividades de interesse da sociedade, como produção de frutas, grãos, carnes, lazer, proteção ambiental e captação de água para abastecimento de 180 mil habitantes de Planaltina (DF). As áreas utilizadas pela agricultura somam 13.337 hectares (71% da bacia). Com a instalação do Centro de Operações da Água –COA, a ADASA terá absoluto controle sobre a quantidade e a qualidade das águas disponíveis no DF, superficiais e subterrâneas. Esse conhecimento da realidade hídrica garantirá à Agência maior controle sobre o uso racional desse bem que é finito e indispensável ao equilíbrio econômico e existencial da população. Participam da efetivação do programa instituições públicas –federais e distritais- e Organizações Não Governamentais - ANA, ADASA- responsável pela coordenação da Unidade de Gestão de Projeto (UGP); Ministério da Integração Nacional; Caesb; Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH; Ibram; Emater-DF; Fundação Banco do Brasil; Embrapa; Banco do Brasil ; Fundação Universidade de Brasília; The Nature Conservancy; WWF-Brasil; Terracap e Serviço Social da Indústria (Sesi).



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Comitiva da Nigéria visita a Fazenda Larga.

Uma comitiva composta de 16 autoridades da Nigéria estiveram nesta quinta feira, dia 22, visitando o Assentamento da Fazenda Larga, em Planaltina, Distrito Federal. O grupo veio conhecer o sistema de extensão rural e transferência de tecnologia e ver a possibilidade de adaptar o sistema para o seu país. No assentamento, conheceram o trabalho da EMATER-DF e ouviram do presidente da Associação dos produtores da Fazenda Larga-APROFAL, o depoimento dizendo que somente recursos financeiros não resolve os problemas dos agricultores, se não tiver uma assistência técnica de qualidade. Veja as imagens:



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

EMATER-DF treina agricultores nos cultivos de verão.


A equipe da EMATER-DF, gerência Pipiripau realizou duas reuniões técnicas nesta terça feira, dia 13, para orientar os agricultores do pré-assentamento Oziel Alves 3 no cultivo de milho, feijão e amendoim. O evento, que contou com a maioria dos agricultores daquela comunidade, foi de grande importância para que possam aumentar a produtividade das lavouras. Cerca de 135 agricultores do pré-assentamento estarão recebendo nos próximos dias, sementes e adubo do programa de fomento da Secretaria de agricultura e desenvolvimento do Distrto Federal - SEAGRI/DF e após a reunião terão condições de fazer melhor uso dos insumos.



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Nova diretoria da APROFAL toma posse.

A nova direção da Associação dos produtores da Fazenda Larga - APROFAL tomou posse neste domingo, dia 11, O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo  o administrador regional de Planaltina-DF, professor Nilvan e o Deputado Luiz Pitiman. A comunidade compareceu em peso e todos desejaram ao novo presidente Jair Francisco Pinto e sua equipe muito sucesso nessa empleitada.