O cultivo de hortaliças em estufa é comum em diversas regiões do Distrito Federal. Mas, neste ano, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf) traz uma novidade no Circuito das Hortaliças: o maracujá. Essa fruta invadiu o espaço das hortaliças para mostrar que, no sistema de produção em estufa, ela também pode trazer bons resultados.
Segundo um dos coordenadores do circuito, o extensionista rural da Emater-DF, Magela Gontijo, "o Distrito Federal é pioneiro na produção de maracujá em estufa e têm trazido bons resultados aos produtores. No campo aberto, a produtividade média da região chega a 40 toneladas por hectare, já na estufa pode chegar a aproximadamente 100 toneladas por hectare", explica.
São encontrados nas estufas três híbridos lançados pela Embrapa: o BRS Sol do Cerrado, o BRS Gigante Amarelo e o BRS Rubi do Cerrado.
Além do cultivo de maracujá e de pepino em estufa, serão apresentadas as tecnologias usadas no cultivo em telado e a céu aberto. No local, também são produzidos abóbora, alface, pimenta, pimentão, berinjela, rúcula e cebolinha.
Produtividade nesse sistema de produção pode chegar a 100 toneladas por hectare