sábado, 20 de fevereiro de 2010

ACONTECEU ESTA SEMANA!!!

As novas tecnologias de produção de hortaliças foi o foco principal da equipe da EMATER-PIPIRIPAU nesta semana. No dia 23/02/2010, aconteceu a visita de um grupo de produtores do Núcleo Rural Santos Dumont às propriedades do produtores Gelmirez Machado e Sidinei Antônio Joergensen, quando foram discutidas as tecnologias utilizadas nas propriedades. As chácaras 103 e 104, dos senhorres Sidinei e Gelmirez, tem se destacado na produção de hortaliças, como tomate, pimentão, aborinha, pepino, couve-flor, maracujá e chuchu. Os visitantes puderam comprovar que além da tecnologia, a produção de hortaliças e frutas é uma "arte", que envolve filosofia de vida, dedicação, capricho e zelo









No dia 24, as 9 horas da manhã, aconteceu na Fazenda Larga, um treinamento dos agricultores sobre a enxertia de hortaliças, em uma parceria com a EMBRAPA-HORTALIÇAS. A enxertia vem se tornando uma necessidade para quem quer permanecer no mercado de hortaliças na região, já que as propriedades são pequenas e exigem a exploração intensiva, facilitando a proliferação de pragas do solo, tais como, fungos, bactérias e nematóides. A enxertia está sendo usada na região no cultivo de pimentão, tomate e pepino, e utiliza "cavalos" de pimenta, tomate e abóbora, dependendo da espécie a ser enxertada. Há pesquisas em desenvolvimento para utilização de cavalos de espécies de jurubeba, com múltiplas resistências, que traz uma grande expectativa aos agricultores, para a solução de parte de seus problemas. O treinamento foi uma demanda dos produtores, e teve uma duração de 3 horas, incluindo a aula prática.








.                                                                                                                         
.
Também no dia 24, foi realizada uma Reunião de Dinamização, com os piscicultores da Fazenda Larga, quando a Médica Veterinária, Flávia de Carvalho Lage discutiu com os produtores, a situação atual da piscicultura no assentamento e os procedimentos a serem adotados para a povoação dos tangues. O Assentamento da Fazenda Larga, apesar da escassez de água,  conta com 58 propriedades que exploram a piscicultura de subsistência, em reservatórios lonados com tecnologia de baixo custo que são utilizados também para a irrigação. O Assentamento é um exemplo no uso conservativo da água e na segurança alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.