quarta-feira, 25 de agosto de 2010

COMITIVA DE ZIMBÁBUE VISITAM A FAZENDA LARGA !!!

A comitiva do Ministério de Terras e dos Assentamentos Rurais da República do Zimbábue, que está no Brasil para conhecer o modelo brasileiro de reforma agrária, visitaram nesta quarta feira (25/08), o Assentamento da Fazenda Larga.
A visita da delegação africana faz parte das ações de Cooperação Técnica Brasil-Zimbábue, assinado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o ministro da Agricultura, Mecanização e Desenvolvimento da Irrigação do Zimbábue, Joseph Made, em maio deste ano, durante o Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, realizado em Brasília. O objetivo é o apoio brasileiro ao desenvolvimento rural com reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar no Zimbábue.
A comitiva conheceu as etapas de desenvolvimento do assentamento e como o Crédito e a assistência técnica tiveram papel fundamental no sucesso do assentamento, que já está consolidado. Na visita, a comitiva foi acompanhada pelo Diretor de Gestão Estratégica Roberto Kiel e pelo superintendente regional do Incra/DF, Marco Aurélio Bezerra da Rocha,e substituto José Ribeiro de Andrade e por membros da Assessoria Internacional MDA e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O Zimbábue está localizado no sudeste do continente africano, em uma área de 390.759 quilômetros quadrados. Sua população é de 11,7 milhões de pessoas, das quais 66% vivem no meio rural. As principais culturas do país são o tabaco, milho, algodão, soja, chá, café, cana-de-açúcar. Também há criação de bovinos, caprinos, suínos e aves.

O país africano está passando por uma fase de fortalecimento da produção e da agricultura familiar. É um país que tem hoje cerca de 200 mil pessoas assentadas. Durante o evento em maio, o ministro Joseph Made explicou que o país está disposto a importar do Brasil máquinas e equipamentos agrícolas para modernizar a agricultura familiar e para aumentar a produtividade. Na mesma ocasião, Made solicitou também que seja facilitado o financiamento para exportação de equipamentos agrícolas.

Segundo o consultor da assessoria internacional do MDA, Francesco Maria Pierri, o Zimbábue é um país que tem um amplo projeto de desenvolvimento rural. "O Zimbábue passou por um intenso processo de reforma agrária que tem resultado na consolidação de um amplo setor de agricultura familiar ao lugar de uma minoria de grandes agricultores brancos e/ou estrangeiros que concentraram terras na época da colonização e da segregação racial. Agora, o Zimbábue está querendo contar com o apoio do Brasil para que seus assentamentos se tornem produtivos, por isso estão pedindo cooperação técnica na área de crédito, comercialização, irrigação e assistência técnica", explica. (Fonte: Site do INCRA) .

Veja as imagens:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.