quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Prioridade aos pequenos


Governo quer maior acesso dos agricultores familiares às linhas de crédito

A agricultura familiar será o principal foco da atual gestão do setor agrário do Distrito Federal. Na segunda-feira, ao apresentar os novos dirigentes do setor agrícola, o secretário da Agricultura, Lúcio Valadão, destacou as propostas de trabalho para os próximos quatro anos, durante solenidade realizada na sede da Emater.

De acordo com Valadão, uma das metas do governo é qualificar 100% dos agricultores familiares do DF com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o documento do governo federal que permite ao produtor rural o acesso a linhas de crédito e programas de incentivo à produção e inclusão social. Valadão também enfatizou que inicialmente o trabalho será desenvolvido a partir dos programas existentes, como as ações voltadas para a agricultura familiar e o Programa Lavoura Comunitária que beneficia 240 famílias no DF.

A medida de priorizar a agricultura familiar se justifica, uma vez que a maioria das propriedades rurais do Distrito Federal possui áreas pequenas. Dos 19,2 mil imóveis rurais do DF, 87% tem entre dois e 20 hectares. Atualmente, o Distrito Federal possui cerca de 4,8 mil agricultores familiares. O destaque da produção de hortaliças, que abastece 75% do mercado local e exporta alguns itens. Leite e derivados, flores, artesanato e turismo rural também são atividades que têm crescido e gerado renda no meio rural. A produção de alimetnos sem agrotóxicos e com princípios sustentáveis também tem conquistado espaço entre os produtores locais.

AÇÃO CONJUNTA
Uma ação conjunta, em prol do desenvolvimento rural foi a tônica do discurso do secretário. Valadão reforçou que a equipe deverá trabalhar de forma integrada para obter bons resultados para a agricultura do DF. "Estamos imbuídos do propósito de manter uma relação harmônica com as empresas vinculadas, sempre respeitando sua autonomia".

A indicação do agrônomo Reinaldo Pena Lopes para presidir a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) reforça a prioridade do atual governo pela agricultura familiar. Servidor de carreira da Emater-DF, Lopes estava à disposição do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) onde atuava junto à Secretaria de Desenvolvimento Territorial.
Durante 12 anos esteve a trabalho do governo federal, onde atuou em projetos relacionados à agricultura familiar. Agora, ele volta à empresa, para presidi-la, a convite do governador Agnelo Queiroz. Ao ser apresentado, o novo presidente da Emater destacou a importância de atuar em harmonia com a Secretaria de Agricultura, a Ceasa e representantes do setor rural. "A Emater não existe sozinha; vamos atuar articulados com nossos principais parceiros", observou. Lopes lembrou ainda que o carro-chefe do Governo Federal é a erradicação da pobreza. "As políticas agrícolas devem contemplar prioritariamente a melhoria de vida das famílias do campo", acrescentou.

EQUIPE DA AGRICULTURA
Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seapa-DF):
Secretário de Agricultura – Lúcio Taveira Valadão
Secretário Adjunto de Agricultura – José Guilherme Tollstadius Leal
Chefe da Unidade de Administração Geral (UAG) – Orlando Paula Moreira Filho
Subsecretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura – José Nilton Campelo Lacerda
Subsecretário de Administração e Fiscalização Fundiária – Moisés Marques
Subsecretário de Defesa e Vigilância Sanitária – Sebastião Márcio Lopes de Andrade
Subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário – Francisco José Lopes

Empresas vinculadas:
Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) – Reinaldo Penna Lopes
Presidente da Central de Abastecimento de Brasília (Ceasa) – Júlio Menegotto

Ao apresentar a nova equipe, o secretário Lúcio Valadão, reforçou o tom de parceria. "Estamos imbuídos do propósito de manter uma relação harmônica com as empresas vinculadas, sempre respeitando sua autonomia".

O presidente da Ceasa, Júlio Menegotto, reforçou que a integração é essencial. "Na Ceasa, também buscaremos esta integração com atacadistas, produtores e parceiros. Além disso, priorizaremos a reforma do espaço onde funciona o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que atende famílias carentes e instituições no DF.

O deputado Joe Valle (PSB), que atua no meio rural e representou o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), disse que a nova pasta será uma das mais atuantes e contará com seu apoio, porém, o governo cobrará resultados. "O governo buscará, de todas as formas, ajudar o setor rural, porém, queremos ver resultados", disse.
Fonte: Jornal de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.