Representantes de nove países estão participando em Brasília do IV Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Além das apresentações sobre as políticas e programas governamentais de combate à fome, a programação incluiu visita a campo sobre o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado no Distrito Federal pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).
Os participantes visitaram, nessa terça (28), duas casas de idosos, em Sobradinho, beneficiadas pelos produtos da agricultura familiar local, e a propriedade de Jair Francisco Pinto, do assentamento Fazenda Larga, que fornece alimentos para o PAA. Com a visita, as delegações conheceram desde a produção dos alimentos até o recebimento deles por entidades socioassistenciais, bem como as estratégias de assistência técnica e extensão rural voltadas à agricultura familiar.
Ao contar a história do assentamento aos visitantes, Jair atribuiu a melhoria da qualidade de vida ao conjunto de políticas públicas do governo e à assistência técnica para a agricultura familiar. Também produtor do assentamento, Oziel de Paulo Rodrigues explicou o funcionamento do PAA e os benefícios trazidos para a comunidade. “Hoje, o programa permite que cada produtor receba R$ 4,5 mil por ano. O pagamento é garantido e com preço de mercado”, falou.
Entre os países representados pela comitiva estavam Nigéria, Suriname, Paquistão, Tunísia, Honduras e Sudão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar um comentário.