terça-feira, 18 de março de 2014

Mulher comanda produção modelo de maracujá


 
 
Mulher rural moderna está envolvida e atuante no sistema agropecuário

Elas souberam conquistar espaço e ajudam a transformar o mundo ao seu redor. Este é o perfil da mulher rural moderna e daquelas que estão envolvidas e atuantes no sistema agrícola. A agricultora Lucília NeresEvangelista é um exemplo de que a participação feminina nas propriedades é fator decisivo para o sucesso da produção.

Há mais de 20 anos, Lucília procurava uma atividade para desenvolver na fazenda de seu patrão, na região de Planaltina-DF. E foi um vizinho que lhe deu a ideia de produzir maracujá. Ela e o marido começaram com 426 pés. Tiveram algumas dificuldades do início, mas com o apoio da Emater-DF e da Embrapa, o negócio cresceu. “Com o tempo, conseguimos juntar dinheiro para comprar nossa própria terra. Hoje tenho 16 mil pés plantados em oito hectares. A terra é pra gente aproveitar e trabalhar. Tudo o que tenho veio do maracujá”, conta.

Hoje, sua propriedade é modelo para muitos que querem iniciar o cultivo do maracujá. Lucília se sente orgulhosa e feliz em contribuir. “Abre espaço para outras pessoas, que às vezes estão desmotivadas, verem que é possível se desenvolver e administrar a propriedade”.

Quanto a conciliar o trabalho com a família e filhos, Lucília não encontra dificuldade. “Aqui, todo mundo ajuda e cada um tem sua função e terra para cultivar. Na minha opinião, vida de mulher não é só em casa. Hoje há muito mais espaço para fazer e lutar pelo que quer”, aponta.

Para as mulheres rurais, Lucília aconselha que sejam mais seguras de si. A motivação e persistência são algumas características que cita como essenciais para as agricultoras tocarem a propriedade com sucesso.

Carolina Mazzaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.