sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CRIAÇÃO DE PEIXES EM SISTEMA INTENSIVO DE TANQUES-REDE

Os assentamentos Fazenda larga e Oziel Alves III, foram contemplados com 8 tanques-rede, sendo 7 para fazenda larga e 1 para o Oziel Alves III. O projeto visa o aumento da sustentabilidade das famílias, através da criação e comercialização de peixes, em especial a tilápia, criados em sistema intensivo de produção em tanques-rede.

Os tanques foram instalados nos reservatórios de água utilizados para irrigação, proporcionando aos produtores a otimização dos recursos da propriedade. Á água renovada dos tanques para melhoria da qualidade e desenvolvimento dos peixes é direcionada para a irrigação das culturas, aproveitando o alto teor de nutrientes que contém advindo do resto de fezes, urina e ração fornecida aos peixes.

“Como a tilápia é um peixe de bom valor comercial e rentabilidade e possui um ciclo considerado curto para o cultivo, cerca de 6 meses, é uma forma concreta do agricultor aumentar e diversificar a renda da propriedade, além de diminuir os custos com a adubação das plantas”, ressalta o Extensionista Rural da Emater-DF, Unidade Pipiripau, Maximiliano Cardoso.

Cada produtor beneficiado recebe um tanque rede, comedouro, berçário, ração, alevinos e assistência técnica durante todo o processo produtivo para garantir o êxito da criação. A intenção é que com a renda obtida ao fim do ciclo de produção, o produtor possa dar continuidade ao processo de criação e até mesmo ampliar o negócio.












            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.