segunda-feira, 6 de julho de 2015

Esforço conjunto pela produção sustentável

 
Brasília-DF (02/07/2015) — Na avaliação dos dirigentes do Sistema Público da Agricultura e da área do Meio Ambiente do Distrito Federal, o diferencial que marcou o bem sucedido mutirão para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos agricultores da região do Pipiripau (região administrativa de Planaltina) foi a integração das duas áreas para o cadastramento que começou na última segunda-feira, 29. O mutirão alcançou a meta, cadastrando 70 proprietários, 90 propriedades em uma área de aproximadamente três mil hectares.
Os certificados foram entregues nesta quinta-feira (2) pelos secretários José Guilherme Leal (Agricultura), André Lima (Meio Ambiente) e pelo presidente da Emater-DF, Argileu Martins.
A ação obedece aos critérios da Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que criou o CAR em âmbito nacional. O mutirão reuniu profissionais da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A atividade começou na última segunda-feira (29).
“O importante aqui foi consolidar o trabalho que começou esta semana. O que eu gostaria de enfatizar é esse trabalho que o Distrito Federal está fazendo, dando uma demonstração muito clara de integração da área de agricultura com a área do meio ambiente. Esta é uma demonstração muito clara de que se pode produzir com sustentabilidade. Essa sinergia das duas secretarias, Seagri e Sema, e das nossas entidades (Emater-DF e Ibram) para ofertar este serviço é uma demonstração de que o Governo de Brasília quer e acredita que pode ser feito: preservar e produzir”, observou Argileu Martins.
Para André Lima, este trabalho é um exemplo, “porque fora do Distrito Federal não há essa parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura. Sabemos hoje que se não fizermos isso juntos o Cadastro Ambiental Rural não será bem sucedido. Contamos com o apoio consistente da Emater-DF e quero agradecer a todos os parceiros, Seagri em especial”, afirmou o secretário.
Agradecendo aos produtores e aos profissionais que trabalharam juntos no mutirão, o secretário da Agricultura, José Guilherme Leal ressaltou que “apesar de saber que é uma obrigação legal, porque está na lei que quem não tiver o CAR até 2017, não terá acesso ao crédito rural, vocês produtores vieram de boa vontade, atendendo ao nosso chamado. Vamos fazer esse mutirão em outras regiões e é muito bom ver que aqui alcançamos a meta pretendida e que a decisão de fazer essa parceria entre Seagri e Sema foi um grande acerto”, avaliou.
Segurança — O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi instituído pela lei nº 12.651, 25 de maio de 2012. O propósito do CAR é de criar um banco de dados com as informações atuais acerca da propriedade cadastrada. Informações geográficas e econômicas são alguns itens que darão segurança ao Estado e proprietários.
O procedimento de cadastro é simples, gratuito e de responsabilidade do proprietário ou ocupante de áreas rurais, o CAR deve ser feito no site www.car.gov.br, e é declaratório, ou seja, baseado apenas nas informações prestadas pelo agricultor. Em uma segunda etapa, os dados passarão por uma análise técnica cuidadosa, por isso é preciso cuidado e segurança no preenchimento.
Quem tiver dúvidas sobre o procedimento deve consultar a cartilha do Ministério do Meio Ambiente com o passo a passo para a inscrição ou consultar técnicos da Seagri, Ibram, Emater ou Sema.
O prazo para o produtor efetuar o cadastro vai até 5 de maio de 2016.




Christina Abelha
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
(61) 3311-9337
christina.abelha@emater.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.