Informativo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Unidade Local Pipiripau -Endereço: Núcleo Rural Pipiripau, Área Administrativa, Planaltina-DF - Telefone: (61) 98525 6670/3501 1990 Gerente Local: Geraldo Magela Gontijo email:pipiripau@emater.df.gov.br
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
FELIZ 2011 !!!
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Estagiários se despedem da EMATER-PIPIRIPAU
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
CRIANÇAS RECEBEM PRESENTE DE NATAL ANTECIPADO
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
II Encontro Regional dos Produtores de Maracujá
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Encontro reúne produtores de maracujá do DF e entorno
O evento será realizado das 8h30 às 13h e contará com palestras sobre irrigação, manejo de pragas e sobre a viabilidade da cultura em pequenas propriedades. No período da tarde, os participantes poderão fazer visitas técnicas em plantios da região – que se destacam pela produtividade média de 40 toneladas por hectare/ano e pelas novas tecnologias aplicadas, como o plantio em espaçamento adensado e o cultivo em estufa.
O núcleo rural Pipiripau conta com 42 produtores de maracujá e 65 hectares de área, além de municípios vizinhos com grandes agricultores. Entre as cultivares mais plantadas estão as da Embrapa, como a BRS Sol do cerrado, BRS Gigante amarelo e BRS Ouro Vermelho, além do FB-100, FB-200 e Marília. Há, ainda, testes com um maracujá medicinal.
Parte da produção é comercializada no DF para consumo "in natura" e outra parte vai para a EBBA, antiga Maguari, em Araguari-MG. De acordo com o gerente do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) no Pipiripau, Geraldo Magela Gontijo, a renda do produtor de maracujá pode chegar a R$80.000,00 por hectare/ano. A planta inicia a produção com seis meses e pode produzir por até três anos.
O evento é promovido pela Emater-DF em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Cerrados e a Associação Comunitária dos Produtores e Moradores do Vale do Pipiripau.
Confira a programação do encontro e como chegar ao núcleo rural.
Carolina Mazzaro - Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF
domingo, 5 de dezembro de 2010
EMATER - PIPIRIPAU COM NOVA EQUIPE!!!!!
terça-feira, 30 de novembro de 2010
EMATER-PIPIRIPAU PRODUZ O NOVO SisAduba-Hortaliças!!!
O SisAduba – Hortaliças é uma planilha do Excel, que foi desenvolvida por David Menezes das Neves, Geraldo Magela Gontijo e Thiago Nunes Palma, na Unidade da EMATER-DF no Núcleo Rural Pipiripau, para servir como apoio na interpretação de laudos de análise de solo e recomendação de calagem e adubação de hortaliças e ainda reúne algumas outras informações básicas que podem ser úteis no dia a dia. No SisAduba–Hortaliças todos os cálculos são feitos com base nas informações da análise de solo, buscando uma forma mais racional e eficiente na utilização dos insumos, e preparando uma recomendação técnica de forma ágil e prática. Há também informações básicas, como custo por quilo de nutriente em função do adubo, relação de alguns fertilizantes químicos e orgânicos com suas respectivas percentagens de nutrientes, relação de formulados mais comuns no mercado, tabela de conversão de unidades, espaçamentos de plantio de diversas hortaliças e outras culturas. Para se obter a recomendação da quantidade de calcário e fertilizantes, basta o usuário digitar as informações da análise de solo nas células em Azul Claro, na tabela de Entrada de Dados da planilha de Culturas e escolher qual a Formula do adubo para a fertilização e a fonte de matéria orgânica a se aplicar. Foi utilizado como base de dados na criação do SisAduba - Hortaliças, a 1ª Aproximação de Recomendações para o Uso de Corretivos, Matéria Orgânica e Fertilizantes para Hortaliças do Distrito Federal (EMATER-DF/CNPHortaliças - EMBRAPA - 1987). Para adquirir a Planiha e obter mais informações, entrar em contato com a Unidade da EMATER-DF no Núcleo Rural Pipiripau.
Unidade Local Pipiripau / EMATER-DF
Núcleo Rural Pipiripau/Planaltina-DF
Fones: (61) 3501 1990/8525 6670
E-mail: magelagontijo@yahoo.com.br
(Texto de Thiago Nunes Palma)