terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Encontro reúne produtores de maracujá do DF e entorno

Integrar os produtores de maracujá do DF e entorno é um dos principais objetivos do II Encontro Regional, que acontece nesta quarta-feira (8), na sede do núcleo rural Pipiripau, localizado na região administrativa de Planaltina-DF.
O evento será realizado das 8h30 às 13h e contará com palestras sobre irrigação, manejo de pragas e sobre a viabilidade da cultura em pequenas propriedades. No período da tarde, os participantes poderão fazer visitas técnicas em plantios da região – que se destacam pela produtividade média de 40 toneladas por hectare/ano e pelas novas tecnologias aplicadas, como o plantio em espaçamento adensado e o cultivo em estufa.
O núcleo rural Pipiripau conta com 42 produtores de maracujá e 65 hectares de área, além de municípios vizinhos com grandes agricultores. Entre as cultivares mais plantadas estão as da Embrapa, como a BRS Sol do cerrado, BRS Gigante amarelo e BRS Ouro Vermelho, além do FB-100, FB-200 e Marília. Há, ainda, testes com um maracujá medicinal.
Parte da produção é comercializada no DF para consumo "in natura" e outra parte vai para a EBBA, antiga Maguari, em Araguari-MG. De acordo com o gerente do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) no Pipiripau, Geraldo Magela Gontijo, a renda do produtor de maracujá pode chegar a R$80.000,00 por hectare/ano. A planta inicia a produção com seis meses e pode produzir por até três anos.
O evento é promovido pela Emater-DF em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Cerrados e a Associação Comunitária dos Produtores e Moradores do Vale do Pipiripau.
Confira a programação do encontro e como chegar ao núcleo rural.
Carolina Mazzaro - Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.