sábado, 8 de maio de 2010

AGROBRASÍLIA 2010

Agricultura Familiar amplia espaço na Agrobrasília

Começa na terça (11) a maior feira tecnológica do Cerrado brasileiro, a Agrobrasília. Este ano, o evento traz algumas novidades. Uma delas é o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, coordenado pela EMATER-DF, que nesta edição terá uma área de 38 mil m², seis vezes maior que em 2009. O espaço será dividido em oito circuitos para atender os mais de cinco mil visitantes que são esperados durante os cinco dias de feira.Em cada circuito serão apresentadas técnicas que poderão ser adaptadas a cada propriedade rural, além de palestras voltadas para cada segmento, desde hortaliças a pecuária. Segundo o zootecnista Ricardo de Magalhães Luz, da EMATER-DF, coordenador do Espaço de Valorização, serão apresentadas ao produtor oportunidades de negócios por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pela linha Mais Alimentos. O programa financia projetos individuais ou coletivos que geram renda aos agricultores familiares.Ricardo ressalta que o espaço poderá ser utilizado o ano inteiro, ou seja, as tecnologias que serão apresentadas na Agrobrasília irão permanecer no Parque Ivaldo Cenci, para que possam ser realizadas visitas técnicas. “A feira viabilizará este funcionamento. Queremos que o parque seja utilizado várias vezes ao ano, não só na Agrobrasília”, pondera.Superação, para este ano, a Agrobrasília receberá mais de 240 expositores, superando a edição anterior, quando participaram 195. A organização do evento espera um público superior a 50 mil pessoas, com uma movimentação de aproximadamente R$ 100 milhões em negócios. A feira deverá reunir produtores familiares e patronais de todo o Brasil, empresas, instituições de pesquisa, órgãos de governo e representações diplomáticas.A Agrobrasília será realizada no Parque Ivaldo Cenci, no Programa de Assentamento do Distrito Federal (PAD-DF), a cerca de 60 km do Plano Piloto. O evento é uma realização da Cooperativa Agropecuária do DF (Coopa-DF) e conta com o apoio da Emater-DF e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF (Seapa).Conheça os oito circuitos: Organizações Sociais,Qualidade e Sabor, Leite, Carne,Hortaliças e Fruteiras, Mais Alimentos, Agroecologia e Floricultura.
(Fonte: Assessoria de Imprensa – Agrobrasília)
Rinaldo Costa - Assessoria de Comunicação - EMATER-DF
Circuito Hortaliças e Fruteiras apresenta formas de cultivo

Agricultores familiares poderão conhecer, no período de 11 a 15 de maio, modelos de produção de mandioca de mesa, de híbridos de maracujá e de cultivos protegido, a céu aberto e consorciado de hortaliças e fruteiras no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, na terceira edição da AgroBrasília.

Durante a semana, o público será guiado para conhecer e verificar a metodologia, as diferenças e vantagens dos cultivos protegido, a céu aberto e consorciado, adaptados à realidade da agricultura familiar.

Diversificação - Neste circuito estarão contempladas tecnologias que permitem a diversificação de cultivos nas propriedades agrícolas, como a produção consorciada de banana e mamão, bem como a de frutas com hortaliças (limão com alface, repolho, beterraba e abobrinha).

Também será possível verificar o cultivo a céu aberto de tomate e pimentão.

Quanto ao cultivo protegido em estufa, o agricultor familiar poderá encontrar tomate, pimentão e pepino. Segundo o extensionista rural da EMATER-DF, Geraldo Magela Gontijo, o cultivo protegido permite alta produtividade, com excelente qualidade dos produtos. “Essa forma de cultivo também permite melhor aproveitamento da mão-de-obra e resistência das plantas às adversidades climáticas”, diz Magela.

Outro destaque desse circuito será a produção de mandioca de mesa em um cultivo com espaçamento mais estreito, que permite mais plantas em um espaço (cultivo adensado).

Como participar - Ao chegar ao Parque Ivaldo Cenci, o agricultor familiar será recepcionado pelos técnicos da EMATER-DF e encaminhado à área denominada Recepção e Acolhimento da Agricultura Familiar. Lá, será cadastrado e escolherá o circuito que deseja participar para que possa ser guiado por monitores especializados nos temas.

Carolina Mazzaro – Assessoria de Comunicação Social da EMATER-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.