sexta-feira, 16 de setembro de 2011

COMEÇA O RACIONAMENTO DE ÁGUA NA BACIA DO PIPIRIPAU.

Os produtores rurais da bacia do Pipiripau estão a partir desta quinta-feira (15/9) sofrendo com o racionamento de água. Haverá um horário específico em que a captação de água na Bacia do Pipiripau será interrompida. Segundo a Adasa, a decisão tomada em reunião com a Comissão de Acompanhamento da Bacia consiste na tentativa de garantir o suprimento adequado para o consumo de usuários do Distrito Federal, que ocorre por meio da captação feita pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). A Adasa alerta a tendência de piorar a situação com o prolongamento da estiagem e, portanto, a população deve estar preparada para racionar o uso do bem natural.
Os horários de restrição ocorrerão durante quatro horas diárias de cada lado do ribeirão: de 8h às 12h na margem direita e das 12h às 16h na margem esquerda, e segue até a estação montante canal, próxima à estação da Caesb. Uma nova reunião para reavaliar as condições de oferta de água e possíveis medidas está marcada para ocorrer no dia 28, quando pode acabar ou aumentar a restrição em função da disponibilidade da água.
A implantação do esquema é justificada, pela agência, por conta dos baixos níveis de vazão registrados, o que significa risco iminente. Ou seja, a quantidade de água utilizada é maior do que a reserva presente na bacia e faz-se necessário a preservação para não faltar água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.