sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Biomassa de Banana Verde

 Uma das receitas mais famosas dos últimos tempos, a biomassa de banana verde está ganhando espaço nas cozinhas de todo o país. Considerada um dos melhores alimentos funcionais, a banana verde tem um alto valor nutritivo e traz grandes benefícios, como redução de peso e do colesterol, controle da taxa de glicemia no sangue, além de regular o funcionamento intestinal e gástrico.

A banana é conhecida por ser um alimento tanto nutritivo quanto saboroso. A fruta conta com a presença do potássio, que ajuda no funcionamento muscular e na prevenção da osteoporose, e do fósforo que participa da estrutura dos ossos e da digestão.   Há ainda as vitaminas A, B1 e B2 e o magnésio que está relacionado à energia celular, ao relaxamento muscular e é indicado para alívio do estresse.

A biomassa da banana verde é rica em amido resistente, que não é digerido nem absorvido pelo organismo. Ela serve de energia para as boas bactérias do intestino, o que contribui para a integridade da mucosa, para o bom funcionamento e, assim, para prevenção de inúmeras doenças, como por exemplo, alterações do colesterol e  câncer. A biomassa da banana verde ajuda ainda na absorção lenta da glicose o que acaba por diminuir o estímulo de insulina no organismo, prevenindo assim o diabetes.

A biomassa ganhou fama entre os adeptos da alimentação funcional por ser grande aliada das dietas desintoxicantes. O amido resistente presente na banana verde cozida é responsável pela redução na reabsorção de hormônios e toxinas  ligados ao acúmulo de gordura. Além disso, dá uma sensação de saciedade e inibe a absorção de gordura e açúcar da alimentação, sendo uma aliada no processo de emagrecimento.

Seguem os 8 principais benefícios da banana verde:


1 - Melhora o funcionamento do intestino
 imunológico.
3 - Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade,
sendo aliada do tratamento para obesidade.
4 - Reduz a absorção de gordura da dieta.
5 - Reduz a absorção de glicose da dieta.
6 - Na culinária pode substituir o leite condensado,
creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
7 - Nas receitas sem glúten, ela melhora a textura deixando-as mais macias.
8 - Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem
para a saúde óssea e também contração muscular.


Veja abaixo como fazer a biomassa:

- Selecione 10 bananas nanicas bem verdes.
- Lave-as bem com água e sabão, pode ser 
utilizada uma bucha.
- Coloque-as, com as cascas, em uma panela 
de pressão com a água já fervendo, pois o 
choque térmico é muito importante.
-  Depois que pegar pressão, deixe-as por 8 minutos. Após esse período desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão naturalmente, isso leva cerca de 20 minutos.
- Tire as bananas da panela e amasse-as ainda bem quentes com um garfo ou coloque-as num processador. Nesta última opção, as casacas podem ser batidas juntas. Isso potencializa os benefícios da biomassa.
- Coloque a massa ainda quente em forminhas de gelo e leve ao congelador.

Sugestão de consumo:

 Utilize a biomassa para preparo de suco verde (postaremos a receita em breve), como espessante, como substituta de parte da farinha branca utilizada no preparo de bolos, pães, etc.



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.